- O apelido "poetinha" foi dado a Vinicius de Moraes por seus amigos, e o motivo foi que com 9 anos escreveu seu primeiro poema, em homenagem à uma garota por quem estava apaixonado na época.
- O poeta casou-se nove vezes. Sua primeira esposa foi Beatriz Azevedo de Mello, conhecida como Tati. Os dois ficaram juntos por 11 anos. Durante a relação com Beatriz, teve um casamento escondido com Regina Pederneiras, mas que foi perdoado por Tati. Após o término do casamento com sua primeira esposa, ainda se casou com Lilâ Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita Abreu Rocha, Christina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Ibañez, e Gilda de Queiroz Mattoso. Uma vez sua sexta esposa (Christina Gurjão) quase matou Vinicius de Moraes com um castiçal, por ciúmes.
- No dia anterior ao falecimento do poetinha, um repórter o perguntou se estava com medo da morte, e sua resposta foi: " Não, meu filho. não estou com medo da morte. Estou é com saudades da vida."
- Quando menino, Vinicius de Moraes fazia concerto de piano para as crianças da vizinhança. O que eles não sabiam era que o piano tinha um recurso que executava sozinho as canções. O poeta apenas simulava tocar.
Por Luísa Nadal
